SEAMA
PREFEITURA MUNICIPAL DE IUIU ATRAVÉS DA SEAMA REALIZOU PALESTRA NO DISTRITO DE PINDORAMA SOBRE O USO CORRETO DE AGROTOXICOS NA LAVOURA DE ALGODÃO
10/03/2023

No dia 2 de março a Prefeitura municipal de Iuiu, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) realizou uma palestra no Distrito de Pindorama com o tema: “Legislação fitossanitária do algodão e  o uso correto  dos  agrotóxicos”. O evento contou com a parceria da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB), além da participação de diversos agricultores e dos representantes das instituições parceiras.

Estavam presentes: o Secretário de Agricultura (Jairo Henrique Moreira Prado), o Fiscal Estadual Agropecuário (José Harley), o técnico do programa fitossanitário ABAPA (Lucivaldo Martins) e o gerente da Vegetal do Sertão Produtivo (Cleiton Nogueira). Além deles, Darcio Antônio, representando o Banco do Brasil, e Verim, representando os produtores.

O intuito do evento foi esclarecer aos agricultores sobre as leis fitossanitárias (tendo como foco os produtores de algodão), orientando-os sobre o uso adequado de agrotóxicos e abordando temas de responsabilidade social e ambiental.

Foi falado ainda sobre as medidas recomendadas pela ADAB para a prevenção de doenças e pragas, abordando as ações que devem ser tomadas para evitar o bicudo do algodoeiro.

O fiscal estadual, José Harley, comentou sobre a importância em usar os agrotóxicos corretamente, pois o uso indevido desses produtos pode causar danos ambientais e à saúde das pessoas. De acordo com o Fiscal, é necessário que os agricultores certifiquem-se de que todos os cuidados necessários estejam sendo tomados, como usar os equipamentos de proteção individual (EPI) ao manipular os produtos, transportá-los em veículos apropriados e armazená-los em lugar seguro.

A palestra teve como objetivo colaborar com a conscientização e capacitação técnica dos produtores locais, abordando desde aspectos legais até cuidados técnicos.