PREFEITURA EDITA NOVO DECRETO AUTORIZANDO A ABERTURA APENAS DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS. DEMAIS ESTABELECIMENTOS ATENDERÃO VIA DELIVERY E DRIVE THRU
31/03/2020

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Iuiu, edição desta terça-feira, 31 de março, o Decreto nº 015/2020, que dispõe sobre novas medidas de prevenção e controle para enfrentamento da COVID-19 no âmbito do município.

O Decreto atende uma decisão conjunta de todos os municípios que integram Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, entre eles o Município de Iuiu, em reunião realizada nesta segunda-feira, 30 de março de 2020.

Entre as novas medidas determinadas, estão o fechamento dos comércios a partir do dia 1º de abril, com a permissão do atendimento via delivery e drive thru em todos os estabelecimentos considerados não essenciais, reabertos no último sábado (28), bem como o endurecimento das regras aplicáveis aos demais que permanecerão abertos, como a limitação de entrada de clientes, entre outras.

As medidas fazem parte de um esforço conjunto de todas as 16 prefeituras que integram o CDS Alto Sertão, que passarão a adotar medidas em comum a partir de agora.

Há vários dias, a Prefeitura vem implementando uma série de ações nas mais diferentes áreas, visando evitar a proliferação do vírus no município, a exemplo da barreira sanitária que já funciona há mais de dez dias de forma ininterrupta (24 horas por dia), com a higienização externa dos veículos que adentram no município, além da aferição da temperatura e coleta de dados dos passageiros para posterior monitoramento por parte da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura disponibilizou, ainda, dois plantões telefônicos: (77) 99151-4544 para a população retirar dúvidas com profissionais de saúde e apresentar denúncias; e o (77) 98144-5990 para quem estiver necessitando de atendimento psicológico. Além disso, foram disponibilizados aplicativos de forma gratuita a todos os alunos da rede municipal de ensino, para que os professores possam desenvolver atividades domiciliares conforme a idade/série dos alunos, bem como cursos de formação à distância gratuitos aos professores de algumas séries.

A íntegra do Decreto pode ser acessada clicando aqui.