70 DIAS APÓS O PRIMEIRO DECRETO, IUIU PERMANECE SEM NENHUM CASO CONFIRMADO DA COVID-19
27/05/2020

A Prefeitura de Iuiu, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com as demais secretarias, tem desenvolvido um trabalho com responsabilidade e profissionalismo no combate ao coronavírus.

Desde a edição do primeiro Decreto, de nº 009, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento ao coronavírus no município, foi iniciada uma verdadeira força-tarefa envolvendo os mais diversos setores e, principalmente, a Secretaria de Saúde, que com toda a sua equipe vem trabalhando de forma ininterrupta e incansável.

BARREIRA SANITÁRIA E MONITORAMENTO

A barreira sanitária de Iuiu foi a primeira a ser instalada na região, contando atualmente com quase 70 dias de funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem parar. Com uma equipe que envolve cerca de 50 servidores da saúde e de outras áreas, além de voluntários, o trabalho é dividido em três turnos com duração de 08 horas cada, onde já foram aferidas a temperatura de mais de 9.000 pessoas e abordados e higienizados externamente com solução sanitizante mais de 4.000 veículos.

Todas os cidadãos que adentram no município oriundas principalmente de cidades ou estados com casos confirmados são imediatamente encaminhados às equipes de monitoramento de Iuiu (sede) ou de Pindorama, que recebem os dados fornecidos pela barreira sanitária e entram em contato com as pessoas fornecendo informações, acompanhando e fiscalizando diariamente o cumprimento da quarentena. Até o momento, mais de 500 pessoas já foram monitoradas em todo o município.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

Todas as medidas determinadas pela Prefeitura visando o distanciamento social foram prontamente atendidas pelos comerciantes e pela população.

Depois de um tempo fechado, o comércio foi reaberto com uma série de critérios rigorosos, como o limite máximo de cientes por estabelecimento, exigência do uso de máscara e de álcool gel.

As agências bancárias têm funcionado sob regras rígidas de controle de acesso dos clientes, obedecendo o distanciamento mínimo.

Já a unidade lotérica está funcionando conforme acordo firmado junto à Secretaria de Saúde com a divisão do fluxo de clientes conforme seu endereço, onde cidadãos da Zona Rural e Pindorama são atendidos no turno da manhã e cidadãos residentes na sede do município são atendidos à tarde. A medida tem evitado a aglomeração de pessoas no local, mesmo nos dias de pagamento do auxílio emergencial.

Os agentes da Vigilância Sanitária têm visitado frequentemente o comércio e a feira livre, prestando orientações e garantindo o cumprimento de todos os decretos.

Outras medidas restritivas aplicáveis ao transporte de passageiros, funcionamento de igrejas, bares, academias, hotéis e pousadas também foram implementadas.

Os locais com maior circulação de pessoas, como as agências bancárias, unidade lotérica, hospital e prédios públicos, estão sendo objeto de intervenção frequente com o trabalho de desinfecção.

TRANSPARÊNCIA E ORIENTAÇÕES A POPULAÇÃO

A Prefeitura tem trabalhado com muita transparência e responsabilidade, com campanhas diárias de conscientização, orientação e informação, tanto nas redes sociais (instagram e facebook), quanto nas ondas do rádio, através da Rádio Cidade Amiga 87,9 FM, bem como por meio de carros de som.

Foi criado um painel informativo no site oficial (www.iuiu.ba.gov.br/coronavirus), onde todas as informações relativas às medidas de combate ao coronavírus são divulgadas diariamente, como decretos, boletins diários, notícias, contratos e aquisições, tudo com absoluta transparência.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde instituiu um Plantão 24 horas com a disponibilização de um número de telefone com whatsapp para que os cidadãos pudessem retirar dúvidas e apresentar denúncias de descumprimento de medidas preventivas.

MÁSCARAS E EPI’S

A confecção e distribuição de máscaras e outros equipamentos de proteção individual também tem sido uma prioridade, onde até o momento já foram confeccionadas, com o apoio de costureiras voluntárias, mais de 8 mil máscaras e centenas de aventais, sendo uma parte distribuído aos profissionais e outra parte aos cidadãos em ocasiões como velórios, onde a Vigilância tem atuado com orientações e controle de fluxo, evitando aglomerações.

APOIO PSICOLÓGICO

Foi instituído, ainda, um programa de apoio psicológico com foco nos profissionais de saúde, mas também extensível aos demais servidores e pessoas da comunidade que necessitam de orientação psicológica, onde até o momento foram atendidas mais de 30 pessoas.

DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS

Em outra frente, a Prefeitura vem realizando a distribuição de centenas de cestas básicas à população mais vulnerável, uma parte através da Secretaria de Educação e Cultura, com o apoio do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, onde mais de 500 famílias já foram contempladas, e outra parte através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, que já tem atendido centenas de outras famílias com cestas básicas ainda mais completas.

APLICATIVOS PARA A REDE PÚBLICA DE ENSINO

Foram disponibilizados aplicativos de forma gratuita a todos os alunos da rede municipal de ensino, para que os professores possam desenvolver atividades domiciliares conforme a idade/série dos alunos, bem como cursos de formação à distância gratuitos aos professores de algumas séries.

A Prefeitura de Iuiu está fazendo a sua parte na luta contra o coronavírus, mas o sucesso de todas essas ações se deve principalmente à atuação dos profissionais de saúde, demais servidores, comerciantes, líderes religiosos e da população de uma forma geral que tem abraçado a causa e cumprido todas as determinações e convocações.

Autor: Por: Phelipe Almeida | Chefia de Gabinete