1º Fórum Comunitário pelos Direitos de Crianças e Adolescentes é realizado com sucesso
23/02/2022

A Prefeitura Municipal de Iuiu, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Cultura e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, Edição 2021-2024 em parceria com o CMDCA e NUCA, realizou na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro de 2022, o 1º Fórum Comunitário Pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, uma ação do Selo Unicef, Edição 2021-2024, que tem como principal objetivo melhorar as condições de vida e desenvolvimento de cada criança e cada adolescente.

• Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Onde, busca:
  • Envolver a comunidade para identificar os principais problemas relativos à situação das crianças e adolescentes do município, com base nos indicadores sociais e no diagnóstico participativo;
  • Discutir sobre as causas destes problemas e sobre como os resultados sistêmicos propostos no Selo UNICEF podem contribuir para resolvê-los;
  • Definir como alcançar todos os resultados sistêmicos do Selo UNICEF para melhorar os indicadores sociais do município;
  • Apresentar o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes, elaborado pelo NUCA, e garantir que estas ações façam parte do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes;
  • Revisar e validar, de forma participativa, o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que será executado ao longo desta edição do Selo UNICEF;
  • Apresentar à população o Articulador ou a Articuladora Municipal do Selo UNICEF, os membros da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência e o Mobilizador ou a Mobilizadora de Adolescentes; da Assistência Social; da Educação e da Saúde.
  • Para facilitar a consulta pública sobre o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, cabe à Comissão Intersetorial, ao CMDCA e ao Articulador ou à Articuladora do Selo UNICEF preparar e apresentar uma proposta prévia à população, bem como sistematizar e considerar as contribuições dos participantes no Plano.

Durante a programação as crianças e adolescentes do NUCA deram um show, levando aos presentes o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em forma de cordel, um bom som com a dupla Mariza Santana e Binho Souza e uma linda apresentação cultural musical com Lidiane sobre os direitos de Crianças e Adolescentes.

O encerramento se deu com a participação da Fanfarra Júlia Maria Guedes do distrito de Pindorama no comando do professor Ivan.